A prefeitura de Porto Alegre apresentou, na manhã desta sexta-feira (31), um plano de enfrentamento de eventos climáticos e de retomada para a cidade. O anúncio ocorreu no Instituto Ling. (Confira aqui os dados completos).
Uma das ações é a plataforma Reconstruir Porto Alegre, que a prefeitura desenvolveu com técnicos da Smamus (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade). Ela inclui informações de todas as outras pastas e órgãos, mapeando equipamentos públicos danificados pelas enchentes e que necessitam de reformas.
Ademais, a plataforma Reconstruir Porto Alegre busca chegar em empresas que possam custear obras em estruturas físicas afetadas pela inundação da cidade. No site, interessados encontram uma relação de, inicialmente, 54 equipamentos como escolas, postos de saúde, centros de atendimento psicossociais, parques e praças.
Cada ponto traz informações sobre o local afetado, sua importância para a comunidade local, a especificação das intervenções necessárias e o valor estimado. O recurso traz essa possibilidade através de um mapa interativo.
Por fim, a plataforma Reconstruir Porto Alegre é resultado de parceria com a empresa Codex. A consultoria estadunidense Alvarez & Marsal prestou serviço para a prefeitura na criação do plano.