REGIÃO SUL

Cheia da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo deixam cidades do entorno em alerta

Diante do alto nível da água e das previsões ainda de chuva, recomendação é evitar áreas de risco

O nível da Lagoa dos Patos chegou, na manhã desta segunda-feira (27), a 2,49 metros na Praia do Laranjal. O indicador está bem acima da cota inundação, que é de 1,30m. Além disso, o Canal São Gonçalo chegou a seu maior nível na história na madrugada de hoje: 3,06m.

Diante disso, municípios localizados nas proximidades estão em alerta para estas inundações. Em Pelotas, a subida das águas fez a prefeitura adiar novamente o retorno das aulas na rede municipal. Isso porque, conforme a prefeita Paula Mascarenhas, desenha-se um cenário “muito arriscado” no município.

“Me parece que estamos entrando no momento mais crítico que já vivemos, estamos saindo de um patamar muito alto, com vento negativo, volume de água em excesso e chuvas intensas contribuindo na bacia da [lagoa] Mirim, que impacta diretamente no São Gonçalo”, disse Mascarenhas.

Em Rio Grande, também a diversas áreas em risco. A prefeitura tem publicado boletins diários com os dados dos trabalhos realizados, assim como com a relação das áreas de risco. Confira aqui o boletim da manhã desta segunda-feira.

A Região Sul e a Costa Doce como um todo estão sob alerta do Inmet para chuvas intensas ao longo do dia de hoje. Também há dois alertas da Defesa Civil estadual: um para “elevação dos níveis dos lagos e da Laguna, e possibilidade de ressaca nas regiões costeiras”; e outro para “risco de inundação e alagamentos, elevação rápida e cheias em pequenos rios, córregos e arroios”.

Em todos os casos, a recomendação é evitar áreas de risco. Os órgãos que trabalham nos resgates e acolhimento das enchentes também tem comunicado às pessoas a não voltarem para seus locais de origem, além de seguir as demais orientações das autoridades.