Com o retorno das chuvas a Porto Alegre, a cidade voltou a conviver com alagamentos na manhã desta quinta-feira (23). É o que se observa em bairros como o Centro Histórico, Menino Deus e proximidades. Quem passa por alguns destes locais, pode ver a água jorrando de bueiros, que não dão vazão para o escoamento.
Segundo o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre), a causa do problema é a Ebab (Estação de Bombeamento de Água Bruta) 12. “A EBAP 12 está operando com capacidade reduzida, o que está causando acúmulo de água na região do Menino Deus. Nossas equipes já estão no local trabalhando para colocar os demais motores em operação”.
Previsão
Assim, há possibilidade das águas seguirem em elevação nas próximas horas. Isso porque Porto Alegre está na área dos alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para tempestades.
Ao longo desta quinta-feira (23), as chuvas devem ser mais intensas, com acumulados que podem superar os 100mm/dia. Depois, a partir da entrada da noite, a chuva prossegue até a manhã de sexta-feira (24), mas sem tanto volume.