O DetranRS (Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul) disponibiliza a partir desta quarta-feira (22), em caráter de contingência, o serviço de emissão gratuita de segunda via da CNH (carteira nacional de habilitação).
A medida é direcionada aos condutores das cidades atingidas pelas enchentes, que tinham sua CNH emitida no Rio Grande do Sul dentro do prazo de validade.
“A expedição desse documento ocorrerá mesmo sem o retorno dos sistemas do DetranRS. Trata-se de medida de urgência para atender a todos que perderam seus pertences e documentos. A iniciativa também possibilita acesso aos benefícios dos governos federal, estadual e municipal”, disse o governo do Rio Grande do Sul.
Como obter o serviço gratuito:
- O condutor deve procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) da sua preferência, solicitar o serviço de segunda via da CNH e informar o seu número de CPF. Não será exigida apresentação de documento de identificação nem boletim de ocorrência.
- A identificação será feita por semelhança do solicitante com a foto que consta na CNH, presente na base nacional. Também será possível alterar o número de celular e e-mail, quando necessário, permitindo gerar a CNH digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
- A entrega do documento impresso se dará por meio de recibo, a ser arquivado no CFC junto à documentação do condutor. A CNH também pode ser acessada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O documento digital tem a mesma validade jurídica do documento físico.