O nível do Guaíba segue em declínio e na manhã deste domingo (19). Conforme os dados da Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul) e da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), às 11h a régua instalada no Cais Mauá marcava 4,38m. Na noite de sábado (18), a medição indicava 4,53 metros.
Mesmo assim, conforme o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), os cenários de previsão ainda indicam cheia duradoura, com redução lenta dos níveis. O nível do Guaíba deve permanecer acima dos 4 m até o início da semana que vem. O nível deve manter-se acima da cota de inundação de 3 m até o final do mês ou mais. Isso devido à possiblidade de novas chuvas.
Vídeo
Hoje (19) pela manhã, já é possível ver parte do Centro Histórico sem inundações. A imagem abaixo é de Leonardo Severo, do Agora RS.
Retomada
Enquanto isso, o trabalhos de escoamento da água seguem em Porto Alegre. Neste domingo, a prefeitura trabalhava para baixar a água no bairro Sarandi, na Zona Norte. O Dmae instala uma bomba de sucção ao lado da EBAT 9 (Estação de Bombeamento de Água Pluvial 9), que fica às margens da Freeway (BR-290), para drenar a região.
Além disso, estão abertas três comportas do Muro da Mauá (19). O objetivo é facilitar o escoamento da água de volta para o Guaíba. Confira a situação de cada uma destas estruturas:
- Comporta 3 – Avenida Mauá com a Rua Padre Tomé: Remoção ocorreu sexta-feira (17) após operação que durou cerca de uma hora. Objetivo é facilitar o escoamento da água e permitir acesso a duas casas de bombas até então inundadas, e assim reativá-las.
- Comporta 12 – Avenida Voluntários da Pátria, próximo à Avenida Cairú. Também teve abertura nos últimos dias.
- Comporta 14 – Avenida João Moreira Maciel com a Avenida Sertório: rompeu durante o aumento do nível do Guaíba. O Dmae consertou emergencialmente durante a inundação, mas voltou a abri-la com a diminuição da água.
Serviços
Educação
A prefeitura de Porto alegre retoma, nesta segunda-feira (20), as atividades em 18 escolas da rede municipal de educação de Porto Alegre. Outras 14 unidades voltam ao funcionamento na terça-feira (21).
A Secretaria Municipal de Educação determinou o reinício das aulas em todas as unidades que não foram atingidas diretamente pelas cheias e que contam com abastecimento de água e energia elétrica.
Trânsito
A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) tem 61 ocorrências em aberto. Destas, 45 são de bloqueio total de via por acúmulo de água e 10 de bloqueio parcial pelo mesmo motivo.
Ademais, desde o início dos trabalhos referentes ao evento climático, 216 ocorrências já foram encerradas pelo órgão. Por fim, é possível acompanhar com mais detalhes essas ocorrências nas redes sociais da EPTC.