A PRF (Polícia Rodoviária Federal) atualizou, no meio da tarde desta quinta-feira (16), a situação da chamada rota precária. O trecho tem como objetivo dar, de forma emergencial, abastecimento, socorro, serviços públicos e outras viagens estritamente necessárias para Eldorado do Sul, Guaíba, Fronteira, Sul e Centro do Estado.
A principal novidade desta tarde é que houve a liberação da BR-290, entre o Posto da PRF em Eldorado do Sul e o entroncamento com a ERS 401, em Charqueadas. A medida vale para todos os tipos de veículos com viagens essenciais.
Além disso, há outras informações de tráfego. Os veículos devem utilizar a ponte nova do Guaíba, tanto para ir ao interior quanto para virem para a capital.
A PRF permite, ainda, a utilização da rota precária por veículos de qualquer tamanho tanto pela BR 116 (Eldorado do Sul – sul do Estado) quanto pela BR-290 (Porto Alegre – centro do Estado e fronteira), em ambos os sentidos.
Orientações
Ademais, a PRF alerta também os motoristas para dirigirem com atenção redobrada e velocidade reduzida. Isso devido à grande quantidade de animais soltos que perambulam pelas cidades e rodovias.
Por fim, mesmo com a liberação, as viagens só devem ocorrer nos casos de extrema necessidade. A rotas são precárias pois as pistas estão ainda sendo consertadas em vários pontos e ainda há acúmulo de água.