SERRA

Caxias do Sul registra tremores de terra durante a madrugada

Bombeiros receberam mais de 200 ligações de moradores informando do fenômeno

O município de Caxias do Sul registrou tremores de terra em pelo menos quatro bairros na madrugada desta segunda-feira (13). Os bombeiros relataram ter recebido por volta das 3h, mais de 200 ligações informando sobre o fenômeno. O maior número de chamados veio dos bairros Universitário, Madureira, Jardim América e Pio X.

“Estamos recebendo um número elevado de ligações e orientamos que todos mantenham a calma e observem se houve dano estrutural na edificação, como rachaduras ou fissuras. Se danos forem identificados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 para que haja uma vistoria no local”, disse o Corpo de Bombeiros de Militar.

Assim que souberam dos tremores, os bombeiros deslocaram-se para esses bairros e orientaram a população. Enquanto isso, também mais de 40 pessoas estiveram na sede da corporação.

Conforme o Observatório de Sismologia da UNB (Universidade de Brasília), houve três tremores na Serra Gaúcha. O primeiro, de 2,4 graus, à 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus; e o terceiro às 3h03, com a mesma intensidade, em Caxias, tremores sentidos por habitantes dos bairros Jardim América, Universitário, Madureira e Pio X.

Mais tarde, a Prefeitura de Caxias do Sul se manifestou em nota. Conforme a SEMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) não há riscos para a população. O que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades.

Também devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água. “Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, explica o geólogo Caio Torques, da SEMMA.

Evento recorrente

No ano passado, duas ocorrências semelhantes ocorreram em Caxias do Sul, em julho (bairro Castelo) e novembro (Jardim América). Em 2008 e 2010 o Jardim América também teve tremores de terra.