Os rios Caí e Taquari voltaram a subir diante das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul neste fim de semana. Conforme a Sala de Situação há volumes significativos de precipitação no Centro, Região Metropolitana e Serra, com valores chegando aos 120mm pontualmente nos Vales.
No Vale do Caí, o rio está subindo rapidamente. Em São Sebastião do Caí, a expectativa da Prefeitura é que o nível da água pode ultrapassar os 15 metros.
De acordo com a medição do (Serviço Geológico do Brasil), as 10h da manhã de sábado, o Caí alcançava 9,70 metros. Em 24 horas, o nível saltou para 13,98 metros. Em Montenegro, o nível estava em 6,22 metros ontem ao meio-dia. Às 9h45 da manhã de hoje, havia subido para 6,99 metros.
Cheia do Taquari
Na noite de sábado (11), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de inundações para duas cidades do Vale do Taquari. Desde ontem, o rio subiu cinco metros em Estrela. O nível estava ontem, às 8h15 da manhã, em 15,86 metros. A última atualização, das 7h da manhã deste domingo (12), apontava 20,88 metros.
As áreas atingidas na enchente da semana passada seguem isoladas e o risco à população é considerado baixo. Em Estrela, vias que estavam liberadas ao trânsito voltaram a ser bloqueadas neste domingo. No dia 2 de maio, o Taquari alcançou os 33,35 metros, conforme o SGB.
Repique na cheia
A tendência é que o nível dos principais rios do RS siga em elevação nas próximas horas por causa da persistência das chuvas. Isso representa um grande problema para áreas já atingidas pelas enchentes.
Conforme a Sala de Situação, os rios Gravataí e Sinos seguem com represamento das águas na confluência dos rios no delta do Jacuí com o Guaíba. Haverá manutenção dos níveis ainda elevados e retorno da elevação.
O Guaíba voltou a apresentar elevação dos níveis. Há expectativa que volte a valores acima dos 5 metros, conforme a chegada da vazão pelos rios contribuintes e a atuação dos ventos. A Laguna dos Patos se encontra em níveis elevados, e com tendências de elevação significativa nos pontos monitorados das regiões costeiras.
Esteja atento aos sinais de deslizamento de terra:
- rachaduras nas paredes ou piso.
- barulho ou pequenas vibrações que venham do telhado, piso e paredes.
- árvores, postes ou cercas inclinadas.
Quer divulgar sua marca para um público qualificado?
Alcance milhares de leitores diariamente com campanhas e anúncios estratégicos e personalizados. Clique em Quero Anunciar e confira valores promocionais.