A Base Aérea de Canoas (RS), receberá parte dos voos comerciais que estavam originalmente programados para o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Essa medida foi adotada pela Aeronáutica em colaboração com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as companhias aéreas. Sobretudo, ela visa atender à demanda resultante do fechamento temporário do Aeroporto de Porto Alegre.
O primeiro avião a aterrissar em Canoas foi da Azul Linhas Aéreas, chegando às 15h10 desta quarta-feira (8). A aeronave transportou 1,5 tonelada de mantimentos, incluindo água, cobertores, absorventes, fraldas e soro fisiológico, arrecadados em mais de 500 pontos de coleta. A empresa informou que possui outras 251 toneladas de donativos prontos para envio ao estado nos próximos dias.
Para amanhã (9), estão programados voos da FAB e de quatro empresas de aviação, que também utilizarão a Base Aérea de Canoas para descarregar mantimentos. Na terceira etapa da operação, está prevista a chegada de uma aeronave transportando o primeiro grupo de passageiros.
Contudo, estima-se que aproximadamente 209 mil passageiros serão afetados pelo fechamento temporário do aeroporto no Rio Grande do Sul, devido às enchentes. De acordo com a Fraport Brasil, concessionária do Salgado Filho, que segue alagado, não há previsão de quando as operações no aeroporto de Porto Alegre serão retomadas.
Quer ficar por dentro das notícias de turismo, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.