PREVISÃO

Metade norte do RS terá chuva forte de sexta a domingo

Governador Eduardo Leite disse que, dadas as previsões, as pessoas não devem retornar ao locais atingidos pelas enchentes

Crédito: Gustavo Garbino/ PMPA
Crédito: Gustavo Garbino/ PMPA

O governador Eduardo Leite confirmou ontem (7), em mais uma coletiva à imprensa, que o Rio Grande do Sul terá mais chuva nos próximos dias. Após a chuva desta quarta-feira (8), o Estado passará por mais um ciclo de tempestades, sobretudo na metade norte.

“Há uma projeção de que, de sexta a domingo, nós voltemos a ter chuvas muito fortes na metade Norte do Estado, com incidência nos rios que já se elevaram, e que já provocaram todos estes estragos”, relatou o governador.

Orientação à população

“Nós estamos monitorando isso, mas fazemos desde já um apelo aqui as pessoas, porque temos essa projeção de chuvas fortes a partir de sexta-feira. Em cidades que estarão com pessoas voltando, fazendo buscas, visitando lugares. Nós vamos precisar que as pessoas tenham um pouco mais de paciência e evitem esses lugares” disse o governador, fazendo um apelo.

“Não será hora de voltar para casa, não será hora de voltar ao locais que foram atingidos. As projeções são de que as chuvas possam gerar novos dias de fortes inundações nestas regiões que já foram atingidas, especialmente o Vale do Taquari, a Serra gaúcha. Com os deslizamentos, onde há o terreno com instabilidade por conta dos deslizamentos, do solo encharcado. E até mesmo gerando depois reflexos de novo na Região Metropolitana”, disse o governador.

Por fim, também há uma preocupação com o extremo Sul do RS, que passou por fortes tempestades nos últimos dias, que deve ter chuva forte até a quinta-feira (9). Além disso, essas áreas podem sofrer com o escoamento da água do Guaíba para a Lagoa dos Patos.

Queda das temperaturas

Ademais, a passagem da chuva desta quarta-feira, que, segundo a Sala de Situação da Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul) também virá acompanhada por uma queda na temperatura. As mínimas em algumas áreas podem ficar abaixo dos 10°C.