O nível do Guaíba vem apresentando redução nas últimas 24 horas. Conforme as medições do SGB (Serviço Geológico do Brasil) e da ANA (Agência Nacional de Águas), a cota no Cais Mauá era de 5,11 metros às 8h15.
A tendência apresentada é gradual redução. O pico ocorreu as 5h30 de domingo (5), com 5,35 metros na régua do Cais Mauá.
O IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) prevê que a cheia ainda deve se prolongar por vários dias. A previsão é liderada pelos professores Fernando Fan e Rodrigo Paiva e pelo mestrando Matheus Sampaio, em conjunto com a empresa RHAMA Analysis.
Conforme os pesquisadores, o Guaíba ainda deve se manter acima dos 5 metros e cair acima desse patamar na madrugada de quinta-feira (9). Os três advertem que há risco do nível voltar a subir por causa do efeito das chuvas.
Caso esse cenário não se confirme, a tendência segue de redução gradual. O nível pode atingir 4,50 metros daqui a dez dias (sexta-feira, 17). No entento, a água deve ficar ainda acima de 4 metros no Cais Mauá por vários dias após atingir esse patamar.