O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) informa que conseguiu religar a ETA (Estação de Tratamento de Água) São João, na manhã desta terça-feira (7). Estima-se que esta estação abasteça 500 mil pessoas em Porto Alegre.
A vazão inicial será de 1.000 litros por segundo. Por isso, o abastecimento é gradual e pode levar mais tempo nas áreas mais afastadas da rede, podendo demorar até quinta-feira (9).
O desligamento da ETA São João, localizada na Voluntários da Pátria, ocorreu por risco iminente de choque elétrico, relata a prefeitura. A interrupção nas operações ocorreu no sábado (4).
Também segue operando o Sistema Belém Novo, no Extremo-Sul da Capital. Mesmo assim, o sistema opera com água com turbidez elevada, ou “barrenta”, como diz o Dmae. Mesmo assim, o Departamento garante que a água é potável.
Além disso, há uma força-tarefa com empreiteiros que prestam serviço e com a CEEE-Equatorial, para o Dmae para restabelecer o sistema Moinhos de Vento, que cobre, por exemplo, alguns dos hospitais da Capital, como o Fêmina, o Moinhos de Vento, o Hospital de Clínicas, o HPS e a Santa Casa. O Departamento espera concluir este trabalho até sexta-feira (10).
Uma vez feito este trabalho, todos os sistemas estariam operando, com exceção das Ilhas. Lá, o sistema está muito prejudicado. A estrutura foi arrancada e terá de ser reconstruída. As informações são do diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
Bairros abastecidos pela Estação São João
- Jardim Planalto
- Passo das Pedras
- Costa e Silva
- Parque Santa Fé
- Chácara das Pedras
- Três Figueiras
- Rubem Berta
- Protásio Alves
- Loteamento Timbaúva
- Jardim Leopoldina
- Jardim Ipu
- Alto Petrópolis
- Mário Quintana
- Chácara da Fumaça
- Vila Safira
- Sarandi
- Morro Santana
- Jardim Itu
- Jardim Sabará
- Cristo Redentor
- Passo da Areia
- Jardim Lindoia
- Boa Vista
- Vila Ipiranga
- Vila Floresta
- São Sebastião
- Anchieta
- Auxiliadora
- Higienópolis
- Humaitá
- São Pedro
- Navegantes
- São Geraldo
- São João
- Vila Farrapos.