Os bairros Menino Deus e Cidade Baixa começaram a sofrer alagamentos com a cheia do Guaíba e a orientação da Prefeitura é que devem ser evacuados. O pedido foi realizado pelo prefeito da cidade, Sebastião Melo, na tarde desta segunda-feira (6). A orientação é para que os moradores tenham calma e não fiquem nos pontos mais baixos, como andar térreo.
De acordo com Melo, a CEEE Equatorial desligou a energia do entorno da Rótula das Cuias por medida de segurança. Com isso, a bomba que retira a água pluvial no trecho da Borges de Medeiros com a Aureliano de Figueiredo Pinto – próximo ao TJ-RS (Tribunal de Justiça do RS) e a praça Isabel, a Católica – estão desligada.
“Eu quero recomendar aos moradores que saiam dessas regiões [Menino Deus e Cidade Baixa], se puderem. Não fiquem no andar térreo“, recomendou.
O prefeito disse que estava indo para o CEIC (Centro Integrado de Comando) de Porto Alegre, onde “iria tomar todas as providências possíveis” para diminuir os alagamentos na região. Cerca de três horas depois do anúncio, Melo concedeu uma coletiva de imprensa.
Durante o evento, o prefeito reiterou que as pessoas devem ficar alarmadas com a situação. “Eu quero tranquilizar! Não houve um rompimento. Não é um dique que rompeu na Praia de Belas. Não é um dique que rompeu no Centro de Porto Alegre. O Muro da Mauá não rompeu. Os portões da Mauá não romperam. As casas de bombas, em sua grande maioria deixaram de funcionar e, portanto, vai ter alagamento. Está tendo alagamento nesses bairros”, descreveu Melo.
O prefeito continuou. “Quem mora nos andares de cima não vai ter problema. Quem mora nos edifícios do Menino Deus ou da Cidade Baixa não vão ter problemas. Quem vai ter problema é o comércio. Quem mora no andar de baixo vai ter problemas nessas regiões”, prosseguiu. “As pessoas podem se ajudar e optar por sair, ou não. Não temos como ser totalmente precisos”, concluiu.
Conforme o prefeito, em alguns locais o alagamento será maior do que em outros. Toda a situação decorre de uma “situação emergencial”, como classificou Melo.
De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, são impactadas as vias Washington Luiz, Demétrio Ribeiro, José do Patrocínio, rua da República, Lima e Silva e Venâncio Aires, até o encontro com a Getúlio Vargas. Em determinados locais, mais próximos do Guaíba, a cota máxima pode chegar a 1,5 metro. Quanto mais afastado, menor o tamanho da enchente.
Risco de choque elétrico e perda das bombas
O desligamento da Casa de Bombas 16 ocorreu após a cheia do Guaíba atingir o quadro elétrico da estação. Conforme o diretor-geral do DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos), Maurício Loss, houve desligamento por causa do risco de choque elétrico nos operadores e o risco de perda definitiva do equipamento.
Alerta da Prefeitura de Porto Alegre
ALERTA CIDADE BAIXA E MENINO DEUS
A CEEE Equatorial desligou a energia elétrica da Casa de Bombas 16, próximo à Rótula das Cuias, por medidas de segurança.
A água está avançando rapidamente pela região da Cidade Baixa e do Menino Deus.
Orientamos que as pessoas atingidas busquem local seguro em casas de familiares ou nos nossos abrigos temporários.