ENCHENTE NA CAPITAL

Cheia histórica do Guaíba deixa pontos de Porto Alegre embaixo d'água

Pessoas tiveram de ser removidas de suas casas, ao mesmo tempo em que trechos de vias do Centro Histórico de Porto Alegre começam a ficar intransitáveis

Crédito: Alex Rocha/PMPA
Crédito: Alex Rocha/PMPA

Prestes a chegar aos 5 metros, um recorde histórico, o nível do Guaíba começa a provocar problemas nas regiões de Porto Alegre próximas da água. Pessoas tiveram de ser removidas de suas casas, ao mesmo tempo em que trechos de vias começam a ficar intransitáveis.

Imagens mostram a água invadindo a rodoviária, terminais de ônibus do Centro, a Região do Pop Center, além de trechos da Voluntários da Pátria e da Rua da Conceição. O acesso à Avenida Mauá foi bloqueado.

Crédito: reprodução / EPTC

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) registra 43 ocorrências em aberto, sendo 25 com bloqueio total de via por acúmulo de água e 9 com acúmulo de água ocasionando bloqueio parcial, 1 por postes/fios caídos na via com bloqueio total.

Crédito: reprodução / EPTC

A empresa recomenda também que a população evite o Centro Histórico como um todo. Pessoas que foram ao Centro estão retornando. Lojistas estão fechando seus comércios.

Há a informação de que haverá bloqueio das entradas e saídas de Porto Alegre. A definição virá em reunião ainda hoje. Locais como o Mercado Público já fecharam as portas.

A prefeitura iniciou o bloqueio de todos os acessos ao 4º Distrito, São Geraldo, a partir da Av Pres Franklin Roosevelt e rua Almte Tamandaré e av Sertório em direção à rua Voluntários da Pátria.

Assim, a população deve evitar estas regiões e se retirar destas áreas para locais mais seguros. A orientação é evitar sair de casa. Isso porque na medida que o lago avance, a água pode tomar outros pontos.

Por fim, especialistas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a partir das previsões de elevação histórica do Guaíba, também já recomendaram às autoridades responsáveis que preparem cenários de evacuação de moradores em locais de risco.