Prestes a chegar aos 5 metros, um recorde histórico, o nível do Guaíba começa a provocar problemas nas regiões de Porto Alegre próximas da água. Pessoas tiveram de ser removidas de suas casas, ao mesmo tempo em que trechos de vias começam a ficar intransitáveis.
Imagens mostram a água invadindo a rodoviária, terminais de ônibus do Centro, a Região do Pop Center, além de trechos da Voluntários da Pátria e da Rua da Conceição. O acesso à Avenida Mauá foi bloqueado.
A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) registra 43 ocorrências em aberto, sendo 25 com bloqueio total de via por acúmulo de água e 9 com acúmulo de água ocasionando bloqueio parcial, 1 por postes/fios caídos na via com bloqueio total.
A empresa recomenda também que a população evite o Centro Histórico como um todo. Pessoas que foram ao Centro estão retornando. Lojistas estão fechando seus comércios.
Há a informação de que haverá bloqueio das entradas e saídas de Porto Alegre. A definição virá em reunião ainda hoje. Locais como o Mercado Público já fecharam as portas.
A prefeitura iniciou o bloqueio de todos os acessos ao 4º Distrito, São Geraldo, a partir da Av Pres Franklin Roosevelt e rua Almte Tamandaré e av Sertório em direção à rua Voluntários da Pátria.
Assim, a população deve evitar estas regiões e se retirar destas áreas para locais mais seguros. A orientação é evitar sair de casa. Isso porque na medida que o lago avance, a água pode tomar outros pontos.
Por fim, especialistas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a partir das previsões de elevação histórica do Guaíba, também já recomendaram às autoridades responsáveis que preparem cenários de evacuação de moradores em locais de risco.