A Prefeitura de Caxias do Sul publicou nesta terça (30), no Diário Oficial, o Decreto nº 23.097, que declara situação de emergência do município em virtude da chuvarada.
O documento aponta que as fortes chuvas com alto volume, que se iniciaram na tarde de segunda-feira, ocasionaram danos materiais em residências, vias públicas e equipamentos públicos diversos.
“Diversas ocorrências de alagamentos, queda de árvores, bloqueio de vias e deslizamento de encostas que afetaram a capacidade de resposta do Poder Público Municipal, dificultando a identificação precisa da intensidade do desastre”, afirmou a prefeitura.
O decreto prevê principalmente atender às famílias em situação de risco. “Temos que ter serenidade e trabalhar em pontos críticos, mas principalmente cuidar das pessoas neste momento. Os piscinões estão cheios e deram vazão, prevenindo alagamentos históricos. Por isso, nossa busca por recursos para construir mais quatro em outras regiões da cidade”, disse o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.
Ainda não há um levantamento oficial sobre os estragos causados pela chuvarada em Caxias do Sul.