Cerca de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo foi inutilizada nesta quinta-feira (27), em Candelária, no Vale do Rio Pardo. A ação, que faz parte do Programa Segurança Alimentar, ocorreu em uma propriedade rural, um açougue e dois mercados. Todos receberam autuação.
De acordo com o MP-RS (Ministério Público do RS), a propriedade rural pertence a um comerciante, dono de um açougue. O homem restou conduzido à Delegacia de Polícia, por suspeita de abate clandestino de animais, maus-tratos, e crime ambiental.
No açougue, os agentes encontraram mais de 700 kg de carne. Os produtos tiveram descarte realizado logo após a apreensão, conforme o MP.
Nos mercados, as irregularidades foram produtos sem procedência, vencidos, ou sem refrigeração adequada. Também houve identificação de problemas com a rotulagem e reutilização indevida de embalagens.
Unidades de álcool 92,8° e soda cáustica tiveram recolhimento realizado. Os produtos têm venda proibida em mercados.
No entanto, o MP-RS não divulgou o nome dos estabelecimentos autuados. Cabe à autoridade policial decidir se torna público os alvos da operação.
Além de agentes do MP, participaram servidores da Seapi (Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), Vigilância Sanitária Municipal e Serviço de Inspeção Municipal de Candelária, Patram (Patrulha Ambiental da Brigada Militar) e Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor).