Com um a menos, o Grêmio somou os primeiros pontos e está vivo na Libertadores 2024. Na noite desta terça (23), no Estádio Jorge Luis Hirschi, o tricolor gaúcho venceu o Estudiantes por 1 a 0, pela terceira rodada do Grupo C.
O Grêmio começou melhor na partida, ocupando o campo do Estudiantes, sem dar espaços para os argentinos avançarem para o campo ofensivo.
Aos 11 minutos do primeiro tempo, a equipe gremista chegou com perigo no ataque. Após receber bom passe na entrada da área, o atacante Galdino encontrou Cristaldo no meio da área. O argentino arriscou de primeira, mas o goleiro Mansilla estava bem posicionado para fazer a defesa no centro do gol.
A resposta dos donos da casa não demorou muito. Aos 13 da primeira etapa, o atacante Correa criou uma boa chance para os argentinos. Ao finalizar da entrada da área, a bola explodiu na zaga gremista e voltou para o atacante, que arriscou de primeira. O chute foi para fora.
Aos 16 minutos, o Grêmio voltou a assustar a torcida adversária. Soteldo fez um passe com estilo para o lateral Fabio. Ele dominou e finalizou buscando o ângulo do goleiro Mansilla, mas a bola acabou saindo à esquerda do gol.
Aos 27 do primeiro tempo, o Grêmio teve mais uma oportunidade na partida. Após passe de JP Galvão, Soteldo recebeu de frente para o gol e arriscou a finalização rasteira, mas a bola explodiu no zagueiro Romero, que salvou a equipe do Estudiantes.
Aos poucos o jogo ficou brigado, truncado e as duas equipes deixaram a qualidade de lado.
Segundo tempo
O segundo tempo começou muito movimentado, com o Estudiantes tentando pressionar o Grêmio em seu campo de defesa, contudo, sem arriscar contra o gol de Marchesin.
Aos 6 minutos da segunda etapa os argentinos finalizaram com perigo. Em jogada do atacante Correa, que passou pelo zagueiro Rodrigo Ely com um drible de corpo, a finalização veio cruzada e forte, mas o Marchesin fez boa defesa para salvar o tricolor gaúcho.
Depois do lance, o Grêmio deu uma e resposta e melhorou na partida, criando duas chances para abrir o placar. No primeiro lance, Cristaldo chutou forte no canto esquerdo. O goleiro Mansilla espalmou a bola, grande defesa.
Aos 12 minutos, o segundo lance. Após receber a bola pela esquerda, o atacante Galdino arriscou rasteiro, mas a bola bateu na zaga do Estudiantes e voltou para Galdino que conseguiu dar um toque de primeira para Cristaldo, que estava livre dentro da área.
Cristaldo deu um voleio e a bola explodiu no travessão do goleiro Mansilla. Na sequência, o Grêmio não conseguiu aproveitar o rebote para marcar o primeiro gol.
Na sequência, o volante Villasanti, ao tentar roubar a bola, chegou com a sola do pé em uma dividida com o jogodor do Estudiantes e acabou tomando o segundo cartão amarelo na partida.
Logo depois, o técnico Renato Portaluppi mexeu em três posições no time gremista. Entraram Dodi, Nathan Fernandes e Gustavo Nunes nos lugares de Franco Cristaldo, Soteldo e Galdino.
Com um a menos, o tricolor gaúcho seguiu em busca da vitória. Aos 29 minutos do segundo, a equipe gremista abriu o placar. Após um rápida chegada no ataque, Gustavo Nunes recebeu pela esquerda e cruzou para Nathan Fernandes, que escorou com calma 1 a 0.
O Grêmio conseguia neutralizar as ações ofensivas do Estudiantes, que se jogou pra cima. Minutos depois, o Grêmio sofreu um gol, mas, após checagem do VAR, o gol dos argentinos foi anulado.
Coletiva
Na coletiva, o jogador Pepê ressaltou a postura dos jogadores gremista diante do time argentino. “Ressaltar o esforço da equipe, fizemos o Grêmio ser copeiro de fato. mesmo com um a menos, conseguimos a vitória”, disse.
Renato Gaúcho comentou o desempenho do Grêmio contra o Estudiantes. “Jogamos contra um time bastante experiente, não demos muito espaço para a finalização dele. Mas nós sabiamos desde o inicio que em algum momento teríamos espaço, achamos e fizemos”, ressaltou o treinador na coletiva.
“Conseguimos três pontos importantíssimos, o Grêmio volta e volta com tudo para brigar para uma vaga na próxima fase”, completou Renato.