A Batata Rosti tem suas raízes na Suíça, mais especificamente no cantão de Berna. Era consumida como um prato de café da manhã pelos fazendeiros da região de língua alemã da Suíça. A palavra “rösti” significa “tostado” ou “dourado” no dialeto suíço-alemão, o que reflete a textura crocante e a cor dourada que as batatas adquirem ao serem cozidas.
Vamos aprender uma receita simples, prática e econômica de Batata Rosti? Confira como fazer:
Ingredientes:
- 6 batatas médias
- 1 de xícara de queijo muçarela ralado grosso
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Como fazer:
Lave, descasque e passe as batatas na parte grossa do ralador. Sobre uma tigela, abra um pano de prato limpo e coloque as batatas raladas no centro. Una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para extrair toda a água das batatas.
Tempere as batatas com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Inicialmente, aqueça uma frigideira grande com cerca de 30 cm de diâmetro em fogo baixo. Depois, adicione 1 e ½ colher de sopa de azeite e gire a frigideira para untar todo o fundo e laterais.
Em seguida, distribua metade das batatas raladas até cobrir o fundo da frigideira. Pressione com uma espátula para formar uma camada uniforme. Polvilhe o centro com o queijo ralado, deixando cerca de 2 cm de toda a borda livre.
Agora, cubra com o restante das batatas raladas e pressione para nivelar e selar as laterais. Regue a lateral da frigideira com o restante do azeite.
Deixe cozinhar em fogo baixo por 12 minutos para dourar a base. Vire a batata rosti e cozinhe o outro lado por mais 12 minutos.
Sua Batata Rosti está pronta e rende 4 porções.
Dicas: Ralar o queijo faz com que ele derreta uniformemente. Deixe a Batata Rosti cozinhar sem mexer para formar uma crosta dourada e crocante.
Essa receita clássica é perfeita para um jantar especial. Você pode servir com uma salada verde ou com um molho de sua preferência.
Confira mais receitas em nossa editoria especial de culinária, o Sem Receita?, acesse aqui.