INSTABILIDADE

Inmet publica alertas de chuvas e ventos intensos no RS

São três advertências do Inmet, que apontam possibilidade de chuvas intensas e ventania no território gaúcho.

Nuvens carregadas, com aparência de temporal, antecedem a chuva em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Crédito: Fernando Dias / Seapi

O Rio Grande do Sul segue com alertas meteorológicos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) vigentes neste sábado (13). São três advertências, que apontam possibilidade de chuvas intensas e ventania no território gaúcho.

De acordo com o Inmet, existe possibilidade de precipitações de até 100 milímetros em um dia. O alerta laranja de chuvas intensas entrou em vigor as 10h da manhã de hoje (13) e segue vigente até as 18h de domingo (14). Também há risco de rajadas de vento entre 60 a 100 quilômetros por hora.

Esse alerta é para a Fronteira Oeste, Campanha, região Central, região Sul, Costa Doce, Vale do Rio Pardo, região Carbonífera, região metropolitana, Vales dos Sinos e Paranhana, além do Litoral Norte e parte da Serra.

Para as outras regiões gaúchas, há um alerta amarelo de chuvas intensas. No entanto, as precipitações devem ter menores acumulados, com volumes oscilando entre 30 a 50 milímetros. Os ventos podem ter rajadas de 40 a 60 quilômetros por hora. As regiões sob este aviso são: região Noroeste, região Norte, Vale do Caí, e parte da Serra gaúcha.

Alerta de ventania

A faixa leste do Rio Grande do Sul tem um alerta laranja de ventos costeiros. A advertência é válida para todas as cidades da costa marítima desde o Litoral Norte ao Extremo Sul, de acordo com o Inmet. No entanto, os ventos devem persistir até as 18h de terça-feira (16).

Conforme o Serviço Meteorológico Marinho, da Marinha do Brasil, as rajadas devem ter força de 6 a 8 na Escala Beaufort. Isso significa algo entre 40 e 75 quilômetros por hora entre hoje e o domingo (14). As ondas devem variar entre 2,5 metros e 3,5 metros.

O que diz a previsão do tempo

Conforme a previsão do tempo, as chuvas ganham força em grande parte do Estado neste sábado (13). Os modelos apontam que as pancadas devem ser maiores no Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce e no Litoral Sul e Médio.

Nessas áreas, os acumulados ficam em torno dos 60 aos 100 mm/dia. No restante do Rio Grande do Sul, os volumes variam entre 10 e 30 mm/dia. Os ventos continuam soprando de nordeste, com rajadas em torno dos 40 aos 70 km/h na Campanha, Sul e faixa litorânea, de acordo com a previsão da Sala de Situação.