APOIO E RESISTÊNCIA

Biblioteca Pública do Estado reflete direitos e história dos povos indígenas no Brasil

Iniciativa é da Sedac e busca combater preconceitos e celebrar a cultura dos povos originários

Menina indígena sentada em frente à fogueira
O evento discute maneiras de apoiar a promoção da preservação e o desenvolvimento da cultura indígena - Foto: Vherá Poty

A BPE (Biblioteca Pública do Estado) promoverá duas atividades especiais em abril, focadas na reflexão sobre os direitos e a história dos povos indígenas do Brasil. As ações fazem parte da programação da quarta edição do evento “Repensando 19 de Abril”, iniciativa da Sedac que busca combater preconceitos e celebrar a cultura dos povos originários.

Resistência indígena e práticas de apoio 

Sob o tema “Reflexão sobre o passado e compromisso com o futuro”, a BPE convidou membros do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) e o cacique guarani Vherá Poty. Elas vão participar de um debate. O encontro ocorre no dia 19 de abril, às 17h.

O tema é a situação dos indígenas no Rio Grande do Sul. O evento discute maneiras de apoio por parte de entidades civis, públicas e privadas para garantir políticas públicas que promovam a preservação e o desenvolvimento da cultura indígena. 

O tema central do evento é “Resistência indígena: práticas de apoio” e a entrada é gratuita. Os palestrantes serão Edison Hüttner (Coordenador do NEABI/PUCRS e teólogo), Carlos Alberto Xavier Garcia (professor e historiador, NEABI São Gabriel), Rafael Burd (professor e historiador), Vherá Poty (Cacique Guarani) e Matheus Jobim (NEABI/Unipampa), que será o mediador do evento.

Clube de Leitura 

Em seguida, no dia 24 de abril, às 17h, o Clube de Leitura BPE apresentará a obra “A terra dos mil povos”, de Kaká Werá Jecupé (indígena tapuia). O autor compartilha conhecimentos transmitidos por seus ancestrais por meio da tradição oral, buscando remodelar a visão da sociedade brasileira e reintegrar valores universais da tradição indígena ao sistema educacional. 

Dessa forma, o Clube de Leitura BPE ocorre mensalmente na Biblioteca Pública do Estado. O clube disponibiliza obras para empréstimo. Não é necessário se inscrever previamente e a entrada é gratuita.

Ademais, o horário de funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. Assim, para retirar livros, é necessário se cadastrar no Setor de Empréstimo. É preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência e pagamento de taxa única de R$10,00. Por fim, para mais informações sobre o Clube de Leitura, entre em contato pelo e-mail [email protected]

A BPE é vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura).

Programação 

19 de abril (sexta), às 17h – Encontro Resistência indígena e práticas de apoio – Mediação de Matheus Jobim 
“Arte-Cultura e qualidade de vida indígena: novos horizontes”, por Edison Hüttner 
“Documento de tradicionalidade”, por Carlos Alberto Xavier Garcia 
“A retomada histórica de São Gabriel”, por Vherá Poty 

 24 de abril (quarta), às 17h – Clube de Leitura BPE 

Discussão sobre o livro “A terra dos mil povos”: História indígena do Brasil contada por um índio”, de Kaká Werá Jecupé (autor) e Taísa Borges (Ilustradora). Editora Fundação Peirópolis 

Obra disponível no Setor de Empréstimo da BPE. Telefone: 51 3221-7245 
Não é necessário se inscrever e a entrada é gratuita