INCLUSÃO

MARGS realiza visitas mediadas inteiramente em Libras

As visitas ocorrerão mensalmente, seguindo nos dias 3 de maio, 7 de junho, 5 de julho, e com duas edições em agosto

Vânia Rosa da Silva, pedagoga e intérprete de Libras, em frente a uma tela, se comunicando com uma visitante do museu
As visitas são conduzidas por Vânia Rosa da Silva, pedagoga e intérprete de Libras - Fotografia: Grégori Bertó

O MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul),  instituição vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), passou a promover desde esta quarta-feira (4), uma série de visitas mediadas em Libras para atender ao público surdo ou com deficiência auditiva. Para participar, é necessário se inscrever através do formulário disponível no site do Museu. 

Vânia Rosa da Silva, pedagoga e intérprete de Libras, explicando em libras o significado de uma obra para uma turma de alunos de uma escola
Foto: Divulgação/MARGS

As visitas são conduzidas por Vânia Rosa da Silva, pedagoga e intérprete de Libras, e ocorrerão mensalmente, seguindo nos dias 3 de maio, 7 de junho, 5 de julho, e com duas edições em agosto – uma no dia 2 e outra durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

As mediações em Libras foram iniciadas no MARGS em 2023, como parte do programa público da exposição “Acervo em Movimento”. Esse programa, criado em 2019, tem como objetivo disponibilizar ao público o acervo do Museu por meio de uma exposição de longa duração que roda as obras expostas. O Acervo Artístico do MARGS conta com mais de 5.800 obras de arte, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais desde meados do século 19 até os dias atuais. 

A partir de maio deste ano, as mediações em Libras acontecerão na exposição comemorativa “MARGS 70 – Percursos de um acervo”, inaugurada em 23 de março, no 1º andar do MARGS. Essa exposição abrange todas as salas expositivas do Museu e apresenta uma amostragem panorâmica, reunindo obras marcantes e emblemáticas ao lado de obras menos conhecidas ou pouco exibidas, e há muito tempo. 

Além das exposições, as visitas mediadas em Libras também incluem informações sobre a história do MARGS e do prédio histórico onde ele está localizado. 

A mediadora e intérprete

Vânia Rosa da Silva é pedagoga e intérprete de Língua de Sinais – Libras, certificada em Pró-Libras pelo Ministério da Educação (MEC). Ela atua como intérprete em eventos, seminários, congressos, audiências judiciais, prestando serviços a empresas e ministrando cursos em Libras. Vânia é especialista na educação e apoio de pessoas surdas e com múltiplas deficiências, com especialização em Educação Inclusiva e Educação Especial. Possui experiência em diversas empresas nacionais e multinacionais.

Serviço 

Data: de abril a agosto de 2024 
Local: 1º e 2º andar expositivo do MARGS. Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre 
Inscrições: São gratuitas. Inscrições prévias através de formulário (clique aqui)