A Secretaria de Turismo de Porto Alegre iniciou um projeto para mapear o perfil de turistas e promover os atrativos turísticos da Capital. Com uso de inteligência artificial, a prefeitura fará a captação de dados do turismo em tempo real por 12 meses.
Por meio da coleta de dados, o objetivo é contribuir para a transformação de Porto Alegre em um destino turístico inteligente. Para isso, foram instaladas dez placas de informação turística, distribuídas na Praça da Alfândega, Praça da Matriz, Parque Pontal, Redenção, Mercado Público, Aeroporto Internacional Salgado Filho, Estação Rodoviária, 4º Distrito/Instituto Caldeira, Trecho 2 da Orla e Casa de Cultura Mario Quintana.
Nas placas há um QRCode para o turista ter acesso ao aplicativo Smart Tour. O app apresenta um roteiro do ponto turístico em português, espanhol e inglês, além de registrar, através de um questionário, informações e experiências dos usuários naquele local.
Os dados estatísticos e georreferenciados serão analisados trimestralmente pela Smart Tour pelo período de um ano. O programa Smart Tour irá ajudar a elaborar e a traçar o perfil do turista que está em Porto Alegre. Assim a secretaria poderá tomar decisões sobre o que precisa ser melhorado na cidade.
Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.