Quando se fala em Cacau, a primeira coisa que pensamos é: chocolate. E claro, não é para menos. Afinal, são poucas as pessoas que não se deliciam com a iguaria apreciada em todo o mundo. No Brasil temos destinos tanto para o Cacau quanto para o Chocolate. Confira:
Rio Grande do Sul
As vizinhas Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, são as mais conhecidas e reúnem atrações de dar água na boca. As duas cidades “respiram” chocolate e para quem visita a região está liberado comer a guloseima de manhã até à noite. É possível visitar inúmeras lojas, minifábricas e até um parque temático com mais de 200 esculturas produzidas inteiramente de chocolate. A Torre Eiffel, por exemplo, mede 4 metros de altura, pesa 800 quilos e demorou mais de 100 horas para ser produzida.
Espírito Santo
Já em Vila Velha, no Espírito Santo, está localizada a fábrica da Garoto, uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo. O destino oferece os “chocotours”, que incluem passeio pela fábrica e pelo museu do chocolate. Durante a visita é possível acompanhar o processo de fabricação do produto e até degustar alguns bombons.
Pará
O Pará vem se destacando como um grande produtor de cacau. Na capital Belém está localizada a Ilha do Combu, conhecida pela produção de açaí e cacau e que também abriga a famosa produtora de chocolate Casa do Chocolate da Dona Nena ou Filha do Combu, como também é conhecida.
O passeio pela Casa do Chocolate é uma das atividades imperdíveis da ilha. Há opções para café da manhã, visita à plantação de cacau, ao processo de fabricação do chocolate artesanal e trilha interpretativa na floresta. Lá, é possível encontrar barras de chocolate 100% cacau, cacau em pó, brigadeiros, entre outros produtos feitos com o cacau orgânico plantado no local.
Bahia
Já no estado baiano o destaque fica por conta da cidade de Ilhéus. Há décadas o cacau atrai turistas do mundo inteiro à cidade pelo fato de ter servido de ingrediente principal para muitos romances de Jorge Amado. As histórias que permeiam o local e o fruto mexem com o imaginário das pessoas que buscam conhecer a cadeia produtiva do cacau, muito presente nas histórias dos “coronéis” da época áurea do “fruto de ouro”.
Também na Bahia é possível conhecer a Estrada do Chocolate, que passa por Ilhéus e pela cidade de Uruçuca. O roteiro inclui passeios por antigas fazendas de cacau oferecendo uma viagem ao passado. No enredo, a história dos coronéis e suas fortunas, desde o plantio do fruto, passando pelos hábitos das famílias, o auge e a crise provocada pela praga da vassoura de bruxa, até a recente chegada das fábricas de chocolate na região, que também podem ser visitadas.
Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.