FISCALIZAÇÃO

Ação interdita 14 câmaras de bronzeamento artificial em Caxias do Sul

Segundo a Prefeitura de Caxias do Sul, a ação foi realizada após denúncias recebidas pelo Alô Caxias.

Ação interdita 14 câmaras de bronzeamento artificial em Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul informou que a Vigilância Sanitária interditou 14 câmaras de bronzeamento artificial no município.

A ação foi realizada após denúncias recebidas pelo Alô Caxias. “Somente no dia 14.03, oito serviços foram autuados, resultando em 14 equipamentos interditados, o que gerou processo administrativo sanitário”, disse a prefeitura.

A diretora das Vigilâncias em Saúde, Sandra Tonet, alerta que as pessoas não utilizem esses meios de bronzeamento artificial, pois o risco de adquirir câncer de pele é maior. E sobre as denúncias, destaca: “A população também pode auxiliar denunciando, pois muitos locais não têm nem alvará (para qualquer atividade) e isso dificulta muito com que a fiscalização chegue nesse local.”

Em vigor desde 2009, quando foi publicada a Resolução Nº 56, a norma estabelece que é proibido o uso dos equipamentos de bronzeamento artificial com finalidade estética, devido a emissão de radiação ultravioleta (UV).

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), câmaras de bronzeamento artificial são fontes de radiação UV e estão associadas ao melanoma (tipo de câncer de pele).