As condições meteorológicas devem mudar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (19). Uma nova área de baixa pressão deve provocar o avanço de instabilidades sobre o Estado. Parte do RS pode ter pancadas de chuva fortes.
Conforme a previsão do tempo, a influência de uma área de baixa pressão e do fluxo de umidade causam a formação de nuvens carregadas de chuva.
As precipitações podem ser acompanhadas de rajadas de vento e raios nas regiões da Fronteira Oeste, Central, Noroeste e Norte do RS. Os volumes devem variar entre os 30 aos 70 mm nessas regiões. Nas demais regiões do Estado, há condições para chuva fraca a moderada.
Em Porto Alegre, a tendência é que a chuva comece ainda pela manhã e se estenda até a parte da tarde. A precipitação não passa dos 15 milímetros na Capital gaúcha, de acordo com os modelos de previsão do tempo. Madrugada ainda abafada, com mínima de 24°C e máxima de 28°C.
Em Ijuí, previsão de muita chuva no início da manhã, com o tempo apresentando melhora gradual no decorrer do dia. Mínima de 23°C e máxima de 28°C.
Uruguaiana, na Fronteira Oeste, terá chuva entre a madrugada e o meio-dia. Na parte da tarde, a previsão é de abertura gradual do tempo. Os termômetros variam entre 23°C e 31°C.
Melhora temporária e mais instabilidades
Na quarta-feira (20), o tempo firme e o calor voltam a predominar em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Porém, no decorrer da noite, tempestades avançam pela fronteira com o Uruguai.
As nuvens carregadas devem trazer chuva e vento intensos, além de eventual queda de granizo. A tendência é que as tempestades se espalhem sobre o território gaúcho na quinta-feira (21), devido ao avanço de nova uma frente fria.