O MP/RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) desencadeou nesta terça-feira (17) uma para investigar suspeitas de desvios de verbas e fraudes em licitações do município de Cerro Branco, na região Central do Estado. Dezenove mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Prefeitura de Cerro Branco e nas cidades de Candelária, Novos Cabrais e Porto Alegre.
Segundo apurado nas investigações, as fraudes ocorriam em licitações, pelo menos, desde 2014. A estimativa é que foi desviado do município em torno de R$ 500 mil pelo grupo criminoso.
Curta a nossa página no Facebook
Siga no Twitter e receba todas as nossas atualizações
A promotores pela Procuradoria de Prefeitos do MP verificou suspeitas de desvios de verbas que deveriam ser utilizadas em um hospital da cidade. Estes recursos não estariam na prestação de contas da administração municipal e nem foram aprovados pela Câmara de Vereadores.
O MP/RS também investiga na operação, chamada de Transfer, o sobrepreço e o direcionamento de compras da Prefeitura. Ainda são investigadas suspeitas de fraudes no transporte escolar e na coleta de lixo do município.
A empresa que vendia materiais de construção era ligada a agentes políticos municipais. Há suspeita que a empresa seja meramente de fachada.