O Sistema CEIC-Metroclima, da Prefeitura de Porto Alegre, emitiu uma advertência por causa da possibilidade de chuva intensa e até temporais na cidade e região nos próximos dias. Conforme o órgão, há possibilidade de situações meteorológicas adversas nesta sexta-feira (11) e no domingo (13).
A primeira advertência é motivada por uma frente quente que começou a se formar nesta quinta-feira (10) no Oeste do Estado. Segundo o Metroclima, esse “tipo de sistema meteorológico, habitualmente, costuma trazer chuva localmente forte a torrencial com muitos raios, granizo e vento forte localizado, o que se espera deve ocorrer no território gaúcho até o final desta quinta e durante a sexta (11)”.
A segunda situação de risco está prevista para o domingo (13), segundo o órgão, com a chegada de uma frente fria que avançará de Sul para Norte pelo Rio Grande do Sul. “Ao atingir a área de Porto Alegre e encontrar a massa de ar quente cobrindo a metade Norte gaúcha, a frente poderá provocar chuva forte com altos volumes e raios, não se descartando a possibilidade de temporal com rajadas de vento e/ou granizo. Com a chuva, a temperatura declinará”, afirma o aviso.
Porém, Sistema Ceic-Metroclima explica ainda que Porto Alegre estará na zona de transição de regiões com e sem registro de instabilidade. “O que gera maior dificuldade de prognóstico, mas não descarta que Porto Alegre entre na área de risco, seja por conta de projeções do modelo WRF, usado pelo Metroclima, que mostra a forte instabilidade alcançando a Capital”, diz o alerta.
O Sistema ainda ressalva que o “comportamento tradicional das frentes quentes no Rio Grande do Sul que é de afetar o Leste gaúcho, o que inclui a região da Capital. Por isso, não é desprezada a possibilidade de chuva forte com raios e trovoadas na sexta-feira, especialmente na primeira metade do dia”, conclui o prognóstico.
Previsão para os próximos dias
Sexta (11/8): Aumento de nebulosidade com provável chuva acompanhada de raios que pode chegar já na madrugada. Risco de chuva forte e ocasional granizo com rajadas de vento. Da tarde para a noite gradual melhoria do tempo e não se descarta que o sol possa aparecer com elevação da temperatura e abafamento. Mínimas ao redor de 15ºC e marcas máximas de 21ºC a 23ºC.
Sábado (12/8): O sol aparece com nuvens, mas podem ocorrer momentos de maior nebulosidade. Ar muito quente ingressa em altitude e traz elevação da temperatura com abafamento. O vento pode soprar moderado com ocasionais rajadas do quadrante Norte, Mínimas de 14ºC a 16ºC e máximas de 24ºC a 26ºC, mas não se descarta uma maior elevação. Pequena chance de instabilidade no final do dia.
Domingo (13/8): Frente fria alcança a área de Porto Alegre com muitas nuvens e chuva no decorrer do dia. Alto risco de chuva forte com raios. Possibilidade de volumes altos de precipitação. Não se afasta o risco de temporal com granizo ou vento forte. Alta umidade. Mínimas de 14ºC a 16ºC no fim do dia e máxima no começo do domingo em torno dos 20ºC.
Segunda (14/8): Sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade no começo do dia, não se descarta instabilidade na madrugada. Agradável. Mínimas no final da segunda de 10ºC a 12ºC e máximas de 20ºC a 22ºC.