Cotidiano

Vento forte derrubou ao menos 60 árvores em Porto Alegre

A chuva iniciada na noite dessa quarta-feira (2) trouxe transtornos para motoristas e moradores Porto Alegre na manhã desta quinta-feira (3). A Smam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) registrou, até as 11h45, 60 locais com queda de galhos ou árvores.
Houve bloqueio total na Déa Coufal, próximo à Tramandaí e na Dolores Duran, próximo à Alameda Dois. O CEIC (Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre) já havia alertado para o risco de temporal, chuvas e rajadas de vento localmente forte nessa quinta-feira.
No pluviômetro da Restinga, o volume de chuva alcançou 72,8mm, que representa quase 70% da média mensal do mês de março (104,4mm). O maior volume de chuva ficou concentrado na zona Sul da Capital. Houve fortes rajadas de vento, com pico de 77km/h às 3h30, no Morro da Polícia.

Curta nossa página no Facebooksiga no Twitter e receba nossas atualizações

De acordo com a EPTC, em pelo menos seis pontos havia água acumulada. A avenida Sertório foi a mais prejudicada, apresentando acúmulo de água nos cruzamentos com Dona Sebastiana, Santa Catarina, 25 de Julho e Marquês de Alegrete. A rede semafórica também foi afetada em alguns pontos, como na Bento Gonçalves, próximo à Ufrgs e na Protásio Alves, próximo à Cristiano Fischer.
De acordo com o Sistema Ceic-Metroclima, a instabilidade decorre da atuação de um centro de baixa pressão junto ao Leste do Rio Grande do Sul, somado à atmosfera aquecida e úmida. Alguns modelos meteorológicos mantêm essa previsão para a sexta-feira (4).