Meteorologia alerta para risco de chuva forte e rajadas de vento

Nesta quinta-feira (3), uma massa de ar seco atua na Fronteira Oeste gaúcha, deixando o tempo ensolarado e com poucas nuvens. Por outro lado, a região Leste do Estado, incluindo Porto Alegre e região metropolitana devem ter um dia chuvoso e com vento.
Para a Capital e região, o Sistema Metroclima adverte para o risco de chuva localmente forte a intensa nesta quinta-feira (3). A zona de risco, com base nos dados de modelos numéricos, inclui a faixa costeira, o Sul gaúcho, a área de entorno da Lagoa dos Patos, Porto Alegre, Grande Porto Alegre e parte da Serra.
Nestas regiões não são descartados volumes bastante altos de chuva em alguns locais, com possibilidade de alagamentos. A instabilidade decorrerá da atuação de um centro de baixa pressão que se desloca para Leste e atuará junto à costa do Sul do Brasil.

Curta nossa página no Facebooksiga no Twitter e receba nossas atualizações

A atuação desse tipo de sistema na nossa costa nesta época do ano, quando a atmosfera está mais aquecida e úmida, não raro provoca volumes de chuva localizados muito altos em pontos do Leste gaúcho e catarinense.
Dados indicam ainda a possibilidade de vento forte, não com característica de temporal em que o vento é intenso e com curta duração, e sim por várias horas seguidas. Rajadas de 60 a 80 km/h, localmente superiores em áreas mais abertas, são prováveis.
O vento forte carregado de umidade de Leste favorece chuva localmente forte, especialmente perto de locais com morros (orografia), como são os casos do Sul e do Leste da Capital. Os modelos divergem sobre a sexta-feira, mas alguns mantêm ainda chuva forte no Leste gaúcho com rajadas de vento, sobretudo entre a Capital e o Litoral Norte.
Em Porto Alegre, mínimas de 19ºC a 21ºC com máximas de 23ºC a 25ºC. Vento moderado a forte do quadrante Leste com possibilidade de rajadas intensas.