Ainda não há definição de quantos professores serão chamados. Foto: Gustavo Gargioni/Palácio Piratini
O governador José Ivo Sartori (PMDB) autorizou o secretário de Educação, Vieira da Cunha, a nomear professores concursados onde haja efetiva necessidade de reposição. Conforme determinação do governador, “escolas e coordenadorias devem justificar a demanda de maneira detalhada para a Secretaria de Educação”.
A medida busca um equilíbrio entre a necessidade de reposição dos professores e a situação financeira do Estado. “Precisamos agir com muita responsabilidade. Nossa principal preocupação é preservar o interesse dos alunos, que precisam ter aula. Vamos trabalhar para que não falte professores”, disse o governador.
Ainda não há definição de quantos professores serão chamados. A Secretaria solicitou ao governo estadual o chamamento de 2 mil servidores.
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
Protesto no Centro
No início da tarde, professores realizaram uma manifestação pedindo melhores condições de trabalho, pagamento do piso nacional dos docentes, sucateamento de escolas, entre outros.
Mesmo com orientação do sindicato de que as escolas fechem as portas, a adesão ao dia de protesto foi pequena. Os professores fizeram uma caminhada entre o Largo Glênio Peres até o Palácio Piratini.