Áreas de instabilidade se deslocam pelo RS e podem causar temporais

Na tarde desta sexta-feira (19), áreas de instabilidade se deslocam pela região da fronteira com Uruguai e Argentina e o vento forte já atinge a região Oeste do Estado. Segundo os dados do Aeroporto de Uruguaiana, as rajadas chegaram a 70 km/h, na estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi registrado 89 km/h.

Curta nossa página no Facebooksiga no Twitter e receba nossas atualizações

A instabilidade segue se deslocando pelo oeste. Nas próximas horas a previsão é de que atinja a região entre Alegrete e São Gabriel, provocando temporais. Há, também, outra região de instabilidade se deslocando para a região de São Borja.
Alerta do Inmet, divulgado ontem (18), já previa temporais, com possibilidade de ventos de até 99km/h em algumas áreas do RS nesta sexta-feira (19). Há possibilidade de queda de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas. O aviso é válido para as áreas Sudeste, Sudoeste, Centro, Noroeste, Litoral e Metropolitana do Rio Grande do Sul.

Metroclima alerta para risco de tempo severo em Porto Alegre

O Sistema Metroclima colocou às 17h30m a cidade de Porto Alegre na área de atenção para o risco de chuva e/ou temporal na noite desta sexta. Temporais castigam desde a metade da tarde o Oeste do Rio Grande do Sul com registro de estragos. Houve queda de árvores em Alegrete, Barra do Quaraí, Quaraí e Uruguaiana. O vento chegou a 104 km/h em Uruguaiana e 105 km/h por hora em Quaraí.
A evolução da instabilidade pelo Estado neste momento ocorre diferentemente do projetado por todos os modelos numéricos de previsão regionais e globais que limitavam à instabilidade apenas à Fronteira Oeste hoje e que orientaram a previsão da manhã.
Às 18h, a chuva com temporais isolados já alcançava o Centro do Estado ou mais de 200 quilômetros a Leste do que inicialmente projetavam os modelos. Imagens de radar sugerem que a chuva com áreas de temporais isolados deverá seguir se deslocando ainda mais para Leste, logo colocando a área de Porto Alegre ao alcance da instabilidade.
Em razão disso, apesar do tempo ensolarado de agora na cidade, o Sistema Metroclima inclui a região da Capital na zona de alerta de chuva, ocasionalmente forte, e/ou temporal ante a possibilidade que não pode ser descartada sob o atual cenário de tempo severo.