Cotidiano

Força-tarefa contra Aedes aegypti acontece neste sábado

No próximo sábado (13) será realizada uma força-tarefa em todo o país, afim de combater e detectar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do virus zika, da dengue e da febre Chikungunya. Cerca de 60 mil agentes estarão em ação no estado, a ideia é visitar as residências para detectar possíveis criadouros, além de conscientizar a população dos riscos que tais doenças representam.
Segundo os dados da Vigilância Ambiental, 75% dos focos de mosquitos estão localizados em residências ou ambientes domésticos. Em Porto Alegre, a ação deve iniciar as 08h30min, na Gerência Distrital de Saúde Partenon/Lomba do Pinheiro (avenida Bento Gonçalves, 3722, Partenon), com a presença do prefeito José Fortunati (PDT) , do governador José Ivo Sartori (PMDB).

Curta nossa página no Facebooksiga no Twitter e receba nossas atualizações

Está prevista a visita de aproximadamente 40 mil casas só na Capital. Serão ao todo 11 bairros que devem receber os agentes. A definição foi feita com base no mapa de bairros com casos de dengue e armadilhas positivas para o vírus. São eles: Sarandi, Cristo Redentor, Três Figueiras, Independência, Floresta, Centro, Petrópolis, Bom Fim, Bela Vista, Partenon e Chácara das Pedras.
O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) estará presente na mobilização nacional contra o Aedes com dez servidores. Eles integram o grupo de funcionários da prefeitura que irá coordenar a ação de 1.550 soldados do Exército na vistoria a residências. No domingo, 14, o DMLU realizará a limpeza de pontos identificados durante a mobilização que tenham focos de lixo e de mosquitos.