O CEIC (Centro Integrado de Comando) e o Sistema Metroclima advertiu nesta segunda-feira (8) para a possibilidade de temporais isolados causados pelo forte calor. Esse quadro agrava o risco de episódios localizados de vento forte.
Conforme o Centro, os modelos numéricos analisados indicam índices de instabilidade muito altos para hoje e para amanhã (9). As projeções são de uma atmosfera muito instável e propícia à formação de temporais nos dois dias, alguns potencialmente fortes com chuva forte a intensa localizada e risco de vendavais.
O Ceic destaca que o temporal que devastou a cidade no dia 29 de janeiro foi excepcional pela sua força e que a grande maioria dos temporais que se dão na área da Capital não tem ou terão a mesma magnitude no futuro. Mas, como a cidade ainda está em processo de recuperação, árvores e redes de energia fragilizadas, chuva e/ou vento moderado a forte, mesmo sem extremos, neste momento pode trazer transtornos adicionais.
Nesta segunda-feira, 8, a instabilidade se formará sobre o Rio Grande do Sul por convecção em razão do calor e a umidade. Já na terça-feira, 9, a instabilidade associada a uma frente fria avançará de forma mais generalizada do Uruguai para o Estado.
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
Os meteorologistas do CEIC explicam que serão ocorrências isoladas de tempo severo que podem afetar uma cidade ou parte de uma cidade e não um município vizinho na mesma região. Esse tipo de instabilidade só pode ser prevista horas antes de ocorrer.
Por isso, o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre já monitorar as condições do tempo e pode divulgar novas informações durante o dia ou disparar alertas, se for caso. Para receber os alertas em seu celular e ficar preparado, cadastre-se no serviço do Twitter Alerts, gratuito, no link.
Interior também em alerta
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso meteorológico válido até o final da noite desta segunda-feira (8) para a possibilidade de temporais com risco de rajadas de vento de até 100 km/h em municípios da metade Sul do Estado.
O aviso deve-se à propagação de uma nova frente fria e que já provocou temporais nas últimas horas entre a Argentina e o Uruguai.
O Inmet também emitiu aviso meteorológico para a possibilidade de novos temporais nestas terça-feira (09), desta vez em todo o estado gaúcho e em grande parte do Paraná e de Santa Catarina, que também poderão registrar temporais.
Instruções quando ocorrer um temporal
Não se abrigue debaixo de árvores, pois há riscos de quedas. Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia. Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.
Em um dia de sol, revise a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento).
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).