Uma equipe da Unidade Operacional da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Erechim desmantelou um esquema de comercialização ilegal de óleo diesel (biodiesel) quando flagrou uma carreta descarregando o produto em um restaurante localizado no Km 17 da BR 153, em Severiano de Almeida.
O esquema, segundo a PRF, consistia no furto do óleo diesel por parte do motorista do caminhão, que o vendia a este empresário ao preço de R$ 1. Após ser estocado em tambores de 20 e 50 litros, escondidos em um depósito atrás de restaurante, o biodiesel era comercializado pelo dobro deste valor, cujo preço nas bombas dos postos de combustível está, em média a R$ 2,60.
O transbordo se dava através de mangueira estendia sobre o pátio, ligada das bocas de descarregamento dos tanques do caminhão até o depósito onde estavam os galões.
Após constatado o crime, uma equipe da Polícia Civil de Erechim foi acionada e compareceu ao local para levantamento da ocorrência e procedimento de lavratura da prisão em flagrante do motorista do caminhão, Ozeias Alvares Pereira, de 58 anos, natural de Araucária/PR.
O proprietário do restaurante estava dentro do depósito controlando o enchimento dos galões e, quando avistou a viatura da PRF, fugiu. Ele é considerado foragido, conforme mandado de prisão expedido pela Comarca de Erechim. No depósito foram encontrados aproximadamente 3,6 mil litros de biodiesel, que foram apreendidos, além da carreta bi-trem.
De acordo com informações do portal AU Online, este esquema é comum ao logo da BR 153, no Rio Grande do Sul, onde alguns caminhoneiros de transportadoras do produto lesam os empresários furtando parte do combustível e revendendo supostamente em outros cinco locais de comercialização estabelecidos às margens desta rodovia.
Cotidiano