O Grêmio arrancou em vantagem na disputa das semifinais do Campeonato Gaúcho 2024. Neste sábado (16), no Estádio Centenário, o Tricolor venceu o Caxias por 2 a 1.
A partida começou com o campo pesado pela insistente chuva caiu durante a tarde em Caxias do Sul. O time da casa buscou pressionar nos primeiros minutos de jogo.
A primeira oportunidade foi em cobrança forte de falta feita por Tomas Bastos aos 8 minutos do primeiro tempo. A bola passou perto do ângulo esquerdo de Caíque.
Aos 10 minutos, o Caxias chegou com perigo no ataque em uma jogada rápida e bem trabalhada. Vitor Feijão encontrou Elyeser com liberdade. O volante bateu forte e Caíque fez a defesa parcial. No rebote, Emerson Martins chutou e Geromel se jogou na frente e a bola explodiu no seu corpo antes de sair para escanteio.
Aos 15 minutos, após cobrança de falta lateral da direita, Álvaro apareceu livre na primeira trave para desviar de cabeça e a bola passou perto do poste esquerdo, para fora, mas assustando a torcida gremista.
Aos 17 minutos de jogo o Caxias chegou novamente com perigo. Emerson Santos arriscou o arremate de fora da área. A bola foi rápida e ainda quicou à frente do goleiro Caíque, que espalmou a bola para fora. Na batida do escanteio, Cézar Henrique desviou de cabeça. A conclusão quicou no gramado e Caíque deu uma tapa para a bola sair por cima da meta.
Na primeira investida gremista no ataque, a equipe do técnico Renato Gaúcho foi efetiva. Aos 20 minutos, em grande jogada coletiva, Diego Costa recebeu a escorada de cabeça de João Pedro, na direita.
Logo passou a bola para Villasanti, que entrou na área com velocidade, passou pela defesa adversária e fez um belo cruzamento na marca do pênalti. Cristaldo apareceu livre para testar firme. O goleiro Fabian Volpi defendeu para frente e a bola caiu nos pés de Cristaldo novamente. Com a perna canhota ele concluiu de primeira para fazer 1 a 0.
O Caxias procurou reagir na partida. Aos 24 minutos, Peu foi ao fundo para cruzar rasteiro na risca da pequena área. Caíque chegou rápido para abafar o desvio e salvar o que seria o gol de empate. A partir daí o duelo ficou mais equilibrado, com as equipes procurando atacaram, porém sem maior eficiência.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, as duas equipes voltaram para o campo sem trocas. Dominante na partida, o Grêmio teve grande oportunidade aos 10 minutos. Mayk fez longo lançamento para Diego Costa. Ele passou pelo zagueiro, invadiu a área e chutou de perna direita. O goleiro Volpi fechou o ângulo para defender com a perna esquerda e evitar o segundo gol gremista.
Aos 20 minutos, o Grêmio chegou no ataque. Cristaldo foi derrubado próximo da área. Mas Diego Costa teve vantagem e ao invadir a área foi derrubado. O árbitro marcou pênalti. Diego Costa foi para a cobrança aos 22 minutos. Com categoria, ele bateu cruzado e o goleiro caiu no canto oposto, 2 a 0.
O Caxias conseguiu descontar o marcador aos 30 minutos em cobrança de falta lateral, em gol contra de Du Queiroz. O lance foi revisado pelo árbitro ao ser chamado no monitor do VAR, mas o gol foi confirmado.
O Caxias tentou pressionar em investidas, mas a defesa do Grêmio soube suportar as chegadas. Assim a equipe gremista conseguiu manter o resultado positivo fora de casa.
Com o resultado, Grêmio leva a vantagem do empate para o jogo da volta, na Arena. A partida está marcada para o dia 26 de março, às 21h.
Coletiva
Na coletiva, após o jogo, Renato Gaúcho comentou o desempenho da equipe gremista diante do Caxias.
“O Caxias veio de um confronto muito bom contra o Bahia, estávamos descansados e conseguimos fazer uma boa partida. Agora, é pensar no jogo da volta e garantir a classificação diante da nossa torcida na Arena”, disse o treinador do Grêmio.
“A gente sabe como são as equipes do interior. Estacionam dois ônibus na frente da área e fica difícil de entrar. São jogos difíceis e, por conta disso, pedi para redobrar atenção para não voltar com problemas a Porto Alegre”, completou Renato.
Renato ironizou o lance que originou o gol do Caxias. “Eu não vou falar de arbitragem, quando eu falo parece que eu só reclamo de arbitragem. Eu considero ele um bom árbitro, mas todo mundo viu. O lance do gol do Caxias, vocês viram. A gente poderia ter saído com uma vantagem maior”, ressaltou.
Já o técnico Argel Fuchs afirmou que o Caxias segue vivo para o jogo de volta. “No primeiro tempo, estivemos muito bem. Tivemos uma intensidade alta, não deixamos o Grêmio jogar. O Caíque talvez tenha sido o melhor jogador em campo. Tivemos quatro chances claríssimas”, disse.
“A gente fez tudo o que podia. Não jogamos por uma bola, ou um futebol reativo. Fomos uma equipe disciplinada. Mas o futebol é assim. Por vezes, quem joga mais bonito não ganha. O futebol não tem essa justiça. Então, saio triste pelo resultado. A exibição foi boa, o resultado não é o que a gente queria. Mas não tem nada perdido”, completou Argel.
Na coletiva, o treinador do Caxias também reclamou da arbitragem. “O que a gente gostaria é que o árbitro revisasse todos os lances. No nosso gol, foi até o bandeira para o VAR. Às vezes, a imagem do campo esconde”, ressaltou.