O Rio Grande do Sul confirmou, nesta quinta-feira (7), mais uma morte provocada pela dengue em 2024. Segundo a SES (Secretaria Estadual da Saúde), a vítima é um homem de 33 anos sem doenças pré-existentes morador de Araricá, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o Painel da Dengue RS, são 14.255 casos confirmados no Rio Grande do Sul, com 15 óbitos. Outros 9,4 mil casos estão sendo investigados. Dos 497 municípios, 466 registram infestação de dengue.
Novo Hamburgo lidera com 2.456 positivados, seguido de Tenente Portela, com 1.658. Na sequência aparecem Santa Rosa (1.244), Três Passos (919) e São Leopoldo (772).
Repasse extraordinário
O Governo do Estado realizou nesta quinta o pagamento do repasse extraordinário de R$ 13,8 milhões a todos os municípios gaúchos para implementar e reforçar as ações de vigilância e assistência no combate à dengue e outras arboviroses (chikungunya e zika).
“O aporte financeiro vai permitir aos municípios ações no reforço no atendimento aos pacientes com sintomas como a aquisição de sais de reidratação oral, a realização de coleta de hemograma nas Unidades Básicas de Saúde, atendimento em horários estendidos ou alternativos e pagamento de profissionais, entre outras medidas. As prefeituras terão 180 dias para realizar as despesas”, disse a SES.