O Governo do Rio Grande do Sul apresentou, nesta terça-feira (5), as demandas das ferrovias gaúchas no Ministério dos Transportes, em Brasília.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, se reuniu com o secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, para apresentar as recentes ações dos Estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) para o setor de transporte ferroviário, em especial para a Malha Sul.
“O Rio Grande do Sul tem aumentado cada vez mais suas exportações, ampliando mercados como o da proteína animal, em um esforço do governo para que mais países comprem produtos gaúchos. Então, é muito importante, paralelamente, termos logística para atender à demanda”, afirmou o vice-governador.
Ele reforçou também a necessidade de plena atividade do modal ferroviário para propiciar o desenvolvimento econômico sustentável e a atração de investimentos.
Na reunião, Ribeiro explicou que a secretaria está atualmente no processo de reavaliação das renovações das concessões ferroviárias, incluindo a Malha Sul, para atender as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU).
“Estamos abertos para entender o que vocês estão pensando para o setor, qual o planejamento do Estado e como podemos juntos, de forma cooperativa, fortalecer a economia dos Estados”, disse.
Ao final da reunião, ficou acordada a realização, nas próximas semanas da primeira reunião entre os técnicos da secretaria e o grupo de trabalho da malha ferroviária.