SAÚDE PÚBLICA

Porto Alegre terá Dia D contra a dengue nas zonas Sul e Norte

As ações, já previstas pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), se integram à programação do Ministério da Saúde

Larvas do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue. Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre irá reforçar as atividades de combate à dengue nas zonas Sul e Norte neste sábado (2). A ação faz parte do Dia D de mobilização nacional contra a doença. As ações, já previstas pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), se integram à programação do Ministério da Saúde.

Representantes de outros órgãos municipais e lideranças comunitárias irão percorrer a região do bairro Cristal e de bairros da abrangência da Coordenadoria Norte de Saúde, junto de agentes de combate a endemias, agentes de fiscalização, técnicos e profissionais da SMS – incluindo profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Diretoria de Atenção Primária à Saúde.

Na Zona Sul, o ponto de encontro será a Escola Infantil Mato Grosso (rua Otávio de Souza, 1818). Participam da ação representantes da Coordenadoria Oeste de Saúde e das Unidades de Saúde Cristal e Santa Anita, além de lideranças do Orçamento Participativo. A atividade tem previsão de ocorrer entre 9h e 12h.

Na Zona Norte, o ponto de saída será em frente à Unidade de Saúde Fradique Vizeu (rua Frederico Mentz, 374 – Navegantes), às 8h30.

A intenção é percorrer os territórios para identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e sensibilizar a comunidade para o cuidado permanente com o ambiente, seja em residências ou ambientes de trabalho ou comércio.

O secretário municipal de saúde, Fernando Ritter, faz um apelo para que em outros pontos da cidade as comunidades também se engajem no Dia D, dedicando 10 minutos do dia para a vistoria de pátios e residências. “Calhas desobstruídas, ralos com tela milimétrica, descarte correto de resíduos e eliminação de qualquer ponto de água parada são medidas essenciais para interromper o ciclo de desenvolvimento do mosquito. Sem água parada, o mosquito não se desenvolve”, alerta Ritter.

Segundo a semana epidemiológica 8 (com dados cumulativos até 24/2), Porto Alegre tem 302 casos confirmados de dengue. Notificações de suspeitas chegam a 3.838. Os dados são parciais e sujeitos à revisão.