Mais de 700 mil alunos retomaram, nesta segunda-feira (19), as aulas nas 2.342 escolas da rede estadual de ensino do RS. Neste ano, segundo o governo do Estado, o desafio é consolidar políticas públicas na área, principalmente relacionados ao combate à evasão escolar.
Para tanto, em nota o executivo citou a inauguração de obras, a revitalização de espaços, além do fortalecimento dos programas de combate à evasão, como formas de garantir este objetivo. “Este é um ano letivo de consolidação das principais políticas públicas do Estado. De combate à evasão, de criar um ambiente seguro para crianças e jovens com o combate à violência escolar, de inauguração de novas obras que garantem a qualificação do ensino e do avanço do Ensino Médio em Tempo Integral”, disse a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira.
O número de Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral foi colocada como ação prioritária do governo. O sistema foi ampliado, com a adesão, em 2024, de mais 94 unidades de ensino, passando de 111 para 205 instituições em tempo integral.
Para qualificar a infraestrutura das escolas estaduais e fortalecer o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral, o governo do Estado repassou, entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, cerca de R$ 100 milhões para todas as 2,3 mil instituições da rede estadual.
Testes
A efetividade do processo educacional será testada em avaliações para aferir o desempenho dos estudantes da Rede Estadual ao longo do ano letivo. De 26 de fevereiro a 8 de março, ocorre a primeira avaliação diagnóstica para mensurar o aprendizado do ano anterior. De 25 de março a 5 de abril, será feita a avaliação diagnóstica de fluência em leitura para aferir o nível de desenvolvimento da alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental. Posteriormente, entre 5 e 16 de agosto, ocorre a avaliação formativa da rede.
Entre 26 de agosto e 6 de setembro, será realizada a avaliação formativa de fluência em leitura. De 1° a 14 de novembro, será aplicada a avaliação somativa de fluência em leitura. Por último, entre 20 de novembro e 3 de dezembro, serão realizadas as provas do Saers (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul). O método, que avalia as redes estadual e municipais, tem como um dos seus indicadores o IMERS (Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul)