PEQUENA NOTA

Brigada Militar divulga nota após homem negro ser detido em Porto Alegre

O fato ocorreu no bairro Rio Branco, na região central de Porto Alegre.

Momento que o motoboy foi preso. Foto: Reprodução

Um homem negro, vítima de facada, foi preso pela Briga Militar em Porto Alegre neste sábado (17).

Testemunhas gravaram a abordagem, que ocorreu no bairro Rio Branco, na região central da Capital. As imagens mostram o momento em que o homem negro, um motoboy, está ferido, é algemado e levado para a viatura pelos brigadianos.

Conforme os relatos das testemunhas, o agressor, um homem branco, estaria incomodado com a aglomeração de motos em frente a calçadas. Durante a discussão, ele teria desferido um golpe de faca no pescoço do motoboy.

Chamados para intervir, policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar detiveram em flagrante motoboy por desacato à autoridade. O homem que portava a faca também foi detido em flagrante, mas um pouco depois. Isso gerou bastante revolta das pessoas que acompanharam o caso, que ganhou repercussão nas nas redes sociais.

Após serem levados para o plantão de uma delegacia da Polícia Civil, eles acabaram liberados, para responder pelos delitos em liberdade. A Brigada Militar abriu sindicância para apurar o caso.

“Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em Porto Alegre, determinamos via Corregedoria da Brigada Militar a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

“Renovo minha absoluta confiança na Brigada Militar e nos homens e mulheres que compõem nossas forças de segurança. Inclusive, em respeito aos dedicados profissionais que as integram, é que a apuração da conduta será célere e rigorosa”, completou.

Após o fato, a Brigada Militar divulgou uma pequena nota sobre o caso (confira abaixo). A instituição deisse que abriu sindicância para apurar o caso.

Crédito: Brigada Militar