Uma colisão entre dois aviões causou a morte de cinco pessoas no aeroporto de Haneda, em Tóquio (Japão), na manhã desta terça-feira (2). Um avião da companhia aérea Japan Airlines, com 367 passageiros e 12 tripulantes a bordo, colidiu com uma aeronave da Guarda Costeira que se preparava para decolar.
O acidente envolveu um Airbus A350, que fazia o voo JAL-516 proveniente do aeroporto Shin-Chitose, em Hokkaido. A aeronave colidiu com um avião da Guarda Costeira, que estava para decolar rumo à base militar de Niigata, na costa oeste do país. A aernonave militar transportava ajuda humanitária para auxiliar civis afetados pelo terremoto que atingiu a região no dia 1º de janeiro, que deixou 48 mortos.
Todos os 367 passageiros e os tripulantes da aeronave comercial foram retirados do local. Seis pessoas estavam na aeronave da Guarda Costeira. O piloto conseguiu escapar e cinco ocupantes morreram.
Um vídeo da TV local mostram uma explosão durante o pouso do avião da Japan Airlines. A área ao redor da asa pegou fogo enquanto o Airbus A350 se arrastava pela pista. Imagens uma hora depois mostraram o avião totalmente destruído pelas chamas.
Haneda é um dos aeroportos mais movimentados do Japão e muitas pessoas viajam durante os feriados de Ano Novo.