Porto Alegre terá mais nove controladores de velocidade a partir de janeiro de 2024.
A SMMU (Secretaria de Mobilidade Urbana) e a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) informam que, a partir de 8 de janeiro de 2024, entram em operação nove novos medidores eletrônicos de velocidade do tipo Fixo Redutor (lombada eletrônica).
Com isso, Porto Alegre passa a ter 38 pontos monitorados por lombadas eletrônicas. “Os locais foram definidos em estudos técnicos, com prioridade para os corredores de ônibus com mais registros de atropelamentos. Todos os medidores foram aferidos e verificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade”, afirmou a Prefeitura de Porto Alegre.
Segundo a prefeitura, os controladores, equipados com display, são instalados em locais com limite de velocidade indicado por placas de trânsito.
“As novas lombadas eletrônicas também vão atuar como câmeras de videomonitoramento com capacidade de leitura de placas através do sistema OCR (Optical Character Recognition), que identifica veículos em situação de furto ou roubo, integrado com o sistema de cercamento eletrônico da cidade”, ressaltou a prefeitura.
Locais com medidores de velocidade a partir de 8 de janeiro de 2024:
– Rua Cruzeiro do Sul, 1584 – B/C – Santa Tereza
– Avenida João Pessoa, 567 – corredor de ônibus B/C – Farroupilha
– Avenida João Pessoa, 835 – corredor de ônibus C/B – Farroupilha
– Avenida Bento Gonçalves, 2873 – corredor de ônibus C/B
– Avenida Bento Gonçalves, 3065 – corredor de ônibus B/C
– Avenida Bento Gonçalves, 5211 – corredor de ônibus B/C
– Avenida Bento Gonçalves, 5017 – corredor de ônibus C/B
– Avenida Protásio Alves, 8600 – B/C – Morro Santana
– Avenida Protásio Alves, 8415 – C/B – Morro Santana