O problema de abastecimento de água para parte da zona leste e da zona sul de Porto Alegre prossegue nesta terça-feira (19). Medidas de mitigação foram tomadas pelo DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos), como manobras na rede durante a madrugada e o envio de caminhões-pipa a mais localidades.
Segundo o departamento, os problemas na distribuição de água potável começaram por causa do alto consumo decorrente do calor, o que reduziu o nível dos reservatórios. A pá de cal para o sistema entrar em colapso foram problemas no fornecimento de energia na ETA (Estação de Tratamento de Água) Belém Novo. O local chegou a ficar 4 horas sem fornecimento de luz, o que parou o processo de tornar potável a água extraída do Guaíba.
O diretor do DMAE, Maurício Loss, admite os problemas e diz que o órgão está empenhado em retomar a distribuição em todos os pontos atingidos. “Estamos trabalhando para regularizar logo a situação. Para amenizar os impactos, ampliamos a frota de caminhões-pipa”, aponta o gestor.
Nesta terça-feira, são 16 veículos transportando água para os pontos mais afastados da rede.
Endereço dos caminhões:
Lomba do Pinheiro: dois pontos
- Rua Miguel Invicto dos Santos
- Rua Amores Perfeitos.
São José: dois pontos
- Rua Aquidabam;
- Rua 1° de Setembro.
Cel. Aparicio Borges: um ponto
- Rua Adão Araujo
Quatro caminhões no roteiro:
- Caixa Comunitária Vila Laranjeiras;
- Caixa Comunitária Nova Tijuca;
- Estrada do Rincăo;
- Estrada Jacques da Rosa;
- Beco Casemiro Schmiedl;
- Rua José Innhof.
Serviço reagendado na Hípica
O DMAE cancelou o serviço que estava programado para esta terça-feira (19), na zona sul. O desabastecimento de água, que ocorreria a partir das 9h, no bairro Hípica, fica suspenso. Os serviços serão reprogramados e divulgados com antecedência. O órgão alegou motivos técnicos para o reagendamento.