O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) começou, na manhã deste sábado (25), os reparos emergenciais na barragem do assentamento Filhos de Sepé, na área rural de Viamão, na Região Metropolitana. Ontem (24), parte da estrutura extravasou, se dissipando para uma área de campo.
Antes do início dos trabalhos foi feita uma verificação das condições da área. Esta análise foi realizada pela Sema-RS (Secretaria de Meia Ambiente e Infraestrutura do RS); pela AAFISE (Associação dos Moradores do Assentamento Filhos de Sepé); pela Defesa Civil estadual; além de gestores ligados ao Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos.
Os técnicos constataram uma ruptura de pequenas proporções na ombreira da represa, que é o local entre o maciço e o terreno. A estrutura será reforçada, com colocação de pedras.
Segundo o Incra, a água está escorrendo para dentro do Refúgio em direção ao rio Gravataí, que deve receber a vazão e não teve variação em seu nível até o momento. Também não foi observado risco às famílias, uma vez que a moradia mais próxima fica a cerca de 3,5 quilômetros do ponto, em terreno mais alto.
Em nota, o Instituto garante que continuará monitorando a situação para tomar novas medidas, caso necessário.