Cheia do Guaíba

Guaíba recua e comportas são reabertas em Porto Alegre

Nível recuou para 2,80 metros nesta quinta-feira (23). No pico, o Guaíba alcançou 3,46 metros na terça-feira no Cais Mauá.

Crédito: Luciano Lanes / PMPA

O nível do Guaíba baixou após três dias de enchente em Porto Alegre. A água recuou para 2,98 metros na manhã desta quinta-feira (23). Às 21h15, o nível chegou em 2,80 metros. No pico, o nível alcançou 3,46 metros às 8h15 da manhã de terça-feira (21).

Com o recuo da água, a Prefeitura de Porto Alegre reabriu quatro comportas. As estruturas que foram abertas à tarde são a 1 e 2 (Cais Embarcadero), a 4 (Cais Mauá/avenida Sepúlveda) e 6 (acesso ao Catamarã).

O sistema evitou que parte do Centro e da zona norte da Capital gaúcha ficassem inundados pela cheia. A única área com problemas foi no entorno da Ponte antiga do Guaíba, onde uma comporta – a de número 13, um acesso ferroviário ao porto – apresentou problemas de vedação por causa da força da água.

O vazamento inundou a linha metroviária da Trensurb entre as estações Farrapos e São Pedro. O serviço foi retomado na manhã desta quinta-feira, após a água que estava represada no local ser drenada. Também houve bloqueio na avenida Voluntários da Pátria próximo do DC Shopping.

Catamarã seguirá inoperante nesta quinta-feira

A Catsul – que opera o sistema de catamarã entre Guaíba e Porto Alegre – decidiu manter a operação suspensa nesta quinta-feira (23). O motivo é o fechamento das comportas, somado ao risco causado pela forte correnteza na rota usada pelo sistema de transporte.

Quer divulgar sua marca para um público qualificado?

Alcance milhares de leitores diariamente com campanhas e anúncios estratégicos e personalizados. Clique em Quero Anunciar e confira valores promocionais.