PERIGO

Inmet publica alerta laranja para tempestades no RS

Em ambos os alertas, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos

Após mais um ciclo intenso de chuvas, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) voltou a publicar alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul. A chuva deve retornar ao Estado a partir da noite desta terça-feira (21). O último aviso tem validade até o fim da quarta-feira (22).

Ambos os alertas são laranja, classificados como de “Perigo”, um nível médio de intensidade entre os elencados pelo Inmet. Os dois preveem o mesmo volume de chuva: entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.

O primeiro alerta abrange praticamente todo território gaúcho (veja no mapa 1). A exceção são áreas mais extremas do Litoral Norte e da Serra.

Mapa 1 – em laranja áreas abrangidas pelo alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

O segundo aviso começa às 15h da quarta, imediatamente após o término do primeiro alerta. Ele abrange a metade norte do Estado (veja no mapa 2).

Mapa 2 – em laranja áreas abrangidas pelo alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

O Inmet destaca, em ambos os alertas, o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Por isso, recomenda-se cuidados. São eles:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Também é possível obter informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).