A cheia do Guaíba está causando transtornos para quem depende da Trensurb nesta segunda-feira (20). A operação do trem entre as estações Mercado e Farrapos está paralisada devido a um alagamento na via férrea.
O alagamento ocorre no trecho embaixo da Ponte do Guaíba. O local depende de uma bomba para o escoamento de água. O nível alto da água no Cais Mauá, no entanto, têm impedido o escoamento da água e a circulação de composições com segurança no local.
A EPTC foi acionada para prestação de serviço emergencial de ônibus entre as estações Farrapos e Mercado. Segundo a companhia de engenharia de tráfego, os coletivos estarão na avenida A J Renner x avenida Farrapos (embaixo da linha férrea). Já quem for pegar o trem na estação Mercado, pode encontrar os coletivos na Praça Revolução Farroupilha.
Os veículos estarão disponíveis para atender as demandas de bate e volta dessas duas estações. Ou seja, as estações Rodoviária e São Pedro não terão serviço de transporte até Mercado ou Farrapos. Os agentes de fiscalização, estão no local orientando o trânsito.
A circulação de trens entre Farrapos e Novo Hamburgo está normal. O intervalo das composições fora do horário de pico está em 15 minutos.
Alagamentos na zona norte
A cheia do Guaíba também causa alagamentos no bairro São Geraldo, no 4º Distrito. Ruas próximas à Voluntários da Pátria enfrentam alagamentos. Um dos locais onde o tráfego é impossível devido à quantidade de água é na esquina da Voluntários da Pátria e Av. Polônia.
Devido ao alagamento, a linha T8 teve seu itinerário modificado. O trajeto temporário está ocorrendo pela Voluntários da Pátria, Santos Dumont e avenida São Pedro.