O município de Barra do Rio Azul, na Região Norte do RS, teve graves danos em decorrência das volumosas chuvas ocorridas na região nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil do RS, o rio que cruza a cidade transbordou e invadiu diversas residências e estabelecimentos comerciais.
Não foram registradas vítima fatais e nem feridos até o momento. Há registro de pessoas desabrigadas, ainda sem números oficiais.
Ainda conforme a Defesa Civil, o Quartel da Brigada Militar foi destruído parcialmente e a viatura foi levada pela correnteza do rio. Até o momento, ela não foi localizada.
Está sendo encaminhada para o município a primeira remessa da Defesa Civil estadual de itens de ajuda humanitária: cem cestas básicas e cem kits de limpeza, além de água potável.
Trabalho conjunto
Foi montado um Posto Central de Atendimento, composto pelo Prefeito Municipal e secretários, o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar de Erechim (responsável pela unidade na cidade de Barra do Rio Azul), Corpo de Bombeiros Militar de Passo Fundo entre outras entidades.
A equipe da CREPDEC 2 (Coordenadoria Regional 2), composta pelo Major Bugs e Ten André, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Barra do Rio Azul estão registrando o fato no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2Id) e providenciando os laudos necessários.