Mais 30 brasileiros voltaram ao território nacional após deixarem a Cisjordânia nesta quinta-feira (2). Além deles, uma jordaniana e um palestino ambos casados com brasileiros vieram para o país. Em uma escala, por volta de 5h35 da manhã, no Recife (PE), desembarcaram seis deles. Entre os viajantes estão seis idosos, 11 crianças e dois cadeirantes.
A aeronave VC2 (Embraer EMB-190), da Presidência da República, pousou em Brasília às 8h35 desta quinta-feira (2), com 26 pessoas. O voo saiu de Aman, na Jordânia, e teve escalas em Roma (Itália), Las Palmas (Ilhas Canárias/Espanha) e Recife, antes de ser finalizado em Brasília.
De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), apenas um passageiro terá como destino final a capital federal. Os demais seguirão para outras cidades brasileiras, em vaga cedidas em voos disponibilizados pela Azul Linhas Aéreas, com destino a Goiânia (GO), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba(PR) e Porto Alegre.
Já saíram do Brasil dez aviões pela operação Voltando em Paz, do Governo do Brasil. E o voo que chega Brasília nesta quinta-feira é o nono que retorna. O avião que trouxe os brasileiros de hoje é o mesmo que tinha viajado em 12 de outubro para o Egito, onde esperava a liberação dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
Um avião do mesmo modelo continua no Egito esperando os repatriados de Gaza, que dependem de liberação para passar pelo portão de Rafah, na fronteira com Israel. Essa aeronave que aguarda no país africano é a mesma que na segunda-feira (30) levou quase duas toneladas de alimentos doados pelo governo federal.
Desde 10 de outubro, 1.445 pessoas deixaram Israel e a Cisjordânia em nove voos da FAB, pela operação Voltando em Paz.