O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou novos alertas para tempestades no Rio Grande do Sul neste Feriado de Finados (2). A previsão aponta risco de tempo severo no RS nesta quinta, por causa da formação de um ciclone deixa o Estado.
Ainda no período da manhã, seguem válidos alertas para tempestade na parte da manhã. São um alerta laranja e outro amarelo.
Segundo o alerta laranja, pode ocorrer chuva forte entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos em municípios da região Norte, Noroeste, Fronteira Oeste e Região Central do RS.
Já o alerta amarelo, pode ocorrer chuva forte de até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é considerado baixo. Estão nessa região cidades da região Norte, Serra gaúcha, região Central, região Carbonífera, região metropolitana, Vales, Litoral Norte e Costa Doce.
A partir das 10h da manhã, as condições meteorológicas devem se degradar no Rio Grande do Sul. Por causa do risco de chuvas intensas, com ventania de até 100 km/h e queda de granizo em todas as regiões gaúchas. o risco para tempestades prossegue até as 22h da noite.
Na sexta-feira (3), há um alerta para ocorrência de ventos fortes na região litorânea por causa da atuação do ciclone próximo da costa gaúcha. A ventania, conforme o Serviço Meteorológico Marinho, pode variar entre os 50 a 90 km/h entre Chuí e Itajaí (SC). As rajadas de vento, no entanto, podem ser maiores, atingindo 100km/h. As ondas em alto mar podem variar entre 3 metros e 7 metros.